Quem o Promove?

O Projecto Futuro e Vida é uma iniciativa dos Arautos do Evangelho, uma Associação Católica de Direito Pontifício, aprovada pelo Papa João Paulo II no dia 22 de Fevereiro de 2001. Composta em grande parte por jovens, os Arautos do Evangelho realizam inúmeros projectos culturais e sociais.

A sua actuação estende-se por mais de 50 países das três Américas, Europa, Ásia e África, onde, através da música, do teatro e do desporto, transmitem uma mensagem de alegria, de paz e de esperança.
Actuando especialmente no campo da cultura, os Arautos do Evangelho empreendem um grande leque de actividades em prol da sociedade, empregando um forte empenho na boa formação da juventude. No âmbito da assistência social fazem apresentações musicais e teatrais nas escolas, hospitais, prisões, lares, orfanatos, etc.
Utilizam os mais avançados recursos tecnológicos da midia moderna para fazer eco a esse ideal, através de publicações, programas de rádio, televisão e internet. Destaca-se neste campo, a revista mensal “Arautos do Evangelho”, com edições em português, espanhol, inglês e italiano, que totaliza uma tiragem de mais de 1 milhão de exemplares.



A Música - Sintonia com a Beleza e a Verdade

O Concílio Vaticano II chamava a atenção para o papel fundamental das artes na vida eclesial: “A literatura e as artes são também, segundo a maneira que lhes é própria, de grande importância para a vida da Igreja. [...] Consegue assim elevar a vida humana, que se expressa de formas diferentes, segundo os tempos e lugares." Gaudium et Spes, 62

Bento XVI tem incentivado em numerosas ocasiões o emprego das artes, de modo muito especial a música, que tem "a capacidade de remeter, para além de si mesma, para o Criador de qualquer harmonia, suscitando em nós ressonâncias que são como um sintonizar-se com a beleza e a verdade de Deus com aquela realidade que sabedoria humana alguma ou filosofia podem expressar." Castel Gandolfo 4/9/2007 Seguindo as sapienciais orientações do Sumo Pontífice, os Arautos do Evangelho têm largamente utilizando a música no seu apostolado.

O seu Fundador e Superior Geral, Mons. João S. Clá Dias, dotado de fino talento musical, fundou mais de 30 coros e bandas sinfónicas – e também uma orquestra – em duas dezenas de países. Dirige o Coro e Orquestra Internacional dos Arautos do Evangelho, que já realizou tournées em vários países da Europa e das Américas, apresentando-se em igrejas, teatros e também nas escolas.

A Juventude hoje

O interesse crescente que as novas gerações têm manifestado pela Religião, vem confirmar uma constatação de João Paulo II: “uma juventude que, não obstante possíveis ambiguidades, sente um anseio profundo daqueles valores autênticos que têm em Cristo a sua plenitude” (Novo Millennio Ineunte, 9).

É indispensável atender ao profundo anseio de Absoluto que se torna uma constante inquietação para o jovem, oferecendo-lhe uma formação religiosa. É preciso apresentar desde já aos jovens “uma opção radical de fé e de vida, apontando-lhes uma missão estupenda: fazerem-se ‘sentinelas da manhã’ (cf. Is 21,11-12) nesta aurora do novo milênio” (Novo Millennio Ineunte, 9).

Procura-se apelar à generosidade comum aos corações juvenis, para despertar neles uma consciência cristã, que os leve a ter gosto por um comportamento ético, responsável e solidário face à Igreja e aos homens, e os comprometa nos esforços da nova evangelização.


Objectivos do Projecto


Motivar o jovem a desenvolver a sua cultura e o gosto pelas artes cénicas e musicais, através de um ensino vivo e rico em ética, história e cidadania; oferecer o desporto como meio de lazer para ajudar na formação de uma “mente sã num corpo são”.

Tratando-se de uma proposta cultural, o Projecto Futuro & Vida quer proporcionar às novas gerações a alegria do bom comportamento e da rectidão, oferecendo através da música, do teatro e do desporto, uma nova opção para a juventude, a fim de formar um mundo melhor.Esta actividade cultural e humanitária visa incutir no coração de cada aluno um sadio ideal, para que ele se torne um difusor destes valores na sociedade. Oferecemos assim uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e o rendimento escolar.